Hatha YOGA

YOGA, linhagem e ética
Respeitando todas as suas tradições, optamos por ministrar as práticas regulares dentro da tradição Hatha Yoga Pradipika, sistematizada por Goraksha Natha, cojungando com a filosofia do Svatantrya Yoga (Yoga em Liberdade) em profundo respeito pela condição física e estados sutis de cada praticante bem como pela sua orientação filósofico-religiosa.
Através da disciplina na execução das posturas (Ásanas) e da respiração consciente associada (Pranayama), o praticante tende a alcançar o equilíbrio psicofísico e o foco no estado de presença (aqui e agora) permitindo vivenciar uma experiência única, meditativa e contemplativa.
Preservamos em nossa conduta ética os princípios dos Yamas e Nyamas, sistematizados por Patanjali (Yoga Clássico). Estes preceitos vêm descritos nos Sutras e procuramos incentivá-los na conduta de pensamentos e ações como valores sagrados.
Yama é o conjunto de 5 princípios éticos do Yoga:
Ahimsa (Não violência), Sathya (A Verdade), Asteya (Não roubar, nem cobiçar), Brahmacharya (Controle e Sábia propriedade da Energia Sexual) e Aparigraha (Viver com Simplicidade e Entrega).
Niyama é o conjunto de princípios disciplinares do comportamento preconizados pelo Yoga:
Shaucha (pureza interna e externa), Santosha (contentamento e aceitação), Tapas (austeridade e persistência), Svadhyaya (estudo espiritual e prática, auto-conhecimento) e Ishvarapranidhana (devoção e auto-entrega ao Absoluto)
As Práticas Regulares em nosso estúdio
A prática regular possui os seguintes critérios, livres na sua sequência, consoante o dia e a solicitação energética do grupo:
Aquietamento (Interiorização)
Este é o momento inicial da prática.
Em auto-observação com a respiração consciente, vamos abrandando pensamentos e emoções criando as condições ideias à religação com a tradição ancestral.
Pranayama (Técnicas respiratórias)
Respirações profundas e conscientes.
Esta vivência traz-nos ao momento presente, expandindo e canalizando a energia vital (prana ou bionergia) proporcionando o equilíbrio do corpo e da mente.
Ásana (Técnicas posturais)
Posturas reflexológicas.
Momento de foco no corpo com a respiração associada, permitindo o equilíbrio psicofísico, tónus muscular, flexibilidade e uma optimização do alinhamento vertebral.
Relaxamento (Posição de deitado)
Momento de descontração profunda do corpo.
Abstração sensorial e mental para a máxima integração da prática no corpo físico e corpos sutis.
Técnicas de Meditação:
Momento introversor para assimilação final da prática. É possível que o praticante experiencie insights e respostas. Auto-encontro e Auto-conhecimento.
Práticas pontuais
Kriya (Limpeza e Purificação):
Uddhyana Bandha e Nauli Kriya (automassagem aos órgãos internos com movimentos específicos entre o abdomen e baixo ventre. Trataka (limpeza dos olhos e aumento do foco ocular)
Mantras:
Cânticos Sagrados (Kirtans) de efeito extroversor e (Japas) de efeito introversor.
Hatha YOGA SUAVE

As aulas de Yoga suave são aulas de Hatha Yoga, constituídas por prática de posturas físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação.
No entanto, a aula é adaptada a qualquer idade e diferentes condições físicas.
São aulas indicadas para pessoas que possam estar impedidas de fazer uma prática mais dinâmica e vigorosa, ou simplesmente pretendam um enfoque restaurativo.
Orientada para a Gravidez, Pós Parto, Séniors, recuperação de lesões, nesta prática utilizaremos diversos materiais que auxiliarão a uma prática ajustada e segura.
YOGATERAPIA

O que é?
A Yogaterapia consiste na aplicação das técnicas do Yoga num contexto terapêutico com o objetivo de prevenir, promover e/ou restabelecer a condição de saúde do participante.
A saúde é vista de uma forma ampla, olhando para a pessoa como um todo nas vertentes física, emocional, psicológica e espiritual.
O processo é feito em diálogo constante de co-construção, em que nos tornamos participativos e autónomos relativamente ao nosso bem-estar e realização pessoal.
Como se processa?
Nas primeiras sessões é feita uma avaliação e desenhado um plano de intervenção pessoal, que será implementado e revisto, em estreito diálogo.
Entre sessões haverá uma prática para aplicar em casa, com regularidade, até à data do encontro seguinte.
A prática em si poderá consistir na realização de determinados ásanas (posturas psicofísicas), pranayama (respiração e processos de expansão da respiração), meditação, yoganidra (relaxamento profundo), diálogos e leituras sobre questões espirituais ou filosóficas, com ou sem recurso de materiais auxiliares (blocos, mantas, cintos, almofadas).