Hatha YOGA

YOGA, linhagem e ética

Respeitando todas as suas tradições, optamos por ministrar as práticas regulares dentro da tradição Hatha Yoga Pradipika, sistematizada por Goraksha Natha, cojungando com a filosofia do Svatantrya Yoga (Yoga em Liberdade) em profundo respeito pela condição física e estados sutis de cada praticante bem como pela sua orientação filósofico-religiosa.

Através da disciplina na execução das posturas (Ásanas) e da respiração consciente associada (Pranayama), o praticante tende a alcançar o equilíbrio psicofísico e o foco no estado de presença (aqui e agora) permitindo vivenciar uma experiência única, meditativa e contemplativa.

Preservamos em nossa conduta ética os princípios dos Yamas e Nyamas, sistematizados por Patanjali (Yoga Clássico). Estes preceitos vêm descritos nos Sutras e procuramos incentivá-los na conduta de pensamentos e ações como valores sagrados.

 

Yama é o conjunto de 5 princípios éticos do Yoga:

Ahimsa (Não violência)Sathya (A Verdade), Asteya (Não roubar, nem cobiçar), Brahmacharya (Controle e Sábia propriedade da Energia Sexual) e Aparigraha (Viver com Simplicidade e Entrega).

 

Niyama é o conjunto de princípios disciplinares do comportamento preconizados pelo Yoga:

Shaucha (pureza interna e externa), Santosha (contentamento e aceitação), Tapas (austeridade e persistência), Svadhyaya (estudo espiritual e prática, auto-conhecimento) e Ishvarapranidhana (devoção e auto-entrega ao Absoluto)

As Práticas Regulares em nosso estúdio

A prática regular possui os seguintes critérios, livres na sua sequência, consoante o dia e a solicitação energética do grupo:

Aquietamento (Interiorização)

Este é o momento inicial da prática.

Em auto-observação com a respiração consciente, vamos abrandando pensamentos e emoções criando as condições ideias à religação com a tradição ancestral.

 

Pranayama (Técnicas respiratórias)

Respirações profundas e conscientes.

Esta vivência traz-nos ao momento presente, expandindo e canalizando a energia vital (prana ou bionergia) proporcionando o equilíbrio do corpo e da mente.

Ásana (Técnicas posturais)

Posturas reflexológicas.

Momento de foco no corpo com a respiração associada, permitindo o equilíbrio psicofísico, tónus muscular, flexibilidade e uma optimização do alinhamento vertebral.

Relaxamento (Posição de deitado)

Momento de descontração profunda do corpo.

Abstração sensorial e mental para a máxima integração da prática no corpo físico e corpos sutis.

Técnicas de Meditação:

Momento introversor para assimilação final da prática. É possível que o praticante experiencie insights e respostas. Auto-encontro e Auto-conhecimento.

 

Práticas pontuais

Kriya (Limpeza e Purificação):

Uddhyana Bandha e Nauli Kriya (automassagem aos órgãos internos com movimentos específicos entre o abdomen e baixo ventre. Trataka (limpeza dos olhos e aumento do foco ocular)

Mantras:
Cânticos Sagrados (Kirtans)
de efeito extroversor e (Japas) de efeito introversor.

Hatha YOGA SUAVE

As aulas de Yoga suave são aulas de Hatha Yoga, constituídas por prática de posturas físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação.

No entanto, a aula é adaptada a qualquer idade e diferentes condições físicas.

São aulas indicadas para pessoas que possam estar impedidas de fazer uma prática mais dinâmica e vigorosa, ou simplesmente pretendam um enfoque restaurativo.

Orientada para a Gravidez, Pós Parto, Séniors, recuperação de lesões, nesta prática utilizaremos diversos materiais que auxiliarão a uma prática ajustada e segura.